sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

"La Flor de Mi Secreto" (Almodóvar, 1995)

À umas semanas atrás decidi partir à descoberta do mundo de Pedro Almodóvar através dos seus filmes, filmes estes que deram ao realizador prestigio e reconhecimento público um pouco pelo mundo inteiro.
Após ter visto algumas das suas películas e, continuando na minha senda, vi La Flor de Mi Secreto.
Este filme chamou-me à atenção pela narrativa e, principalmente, pelo papel desempenhado por Marisa Paredes, aproveito para frisar que foi um excelente desempenho, confirmando as criticas tecidas na época à actriz espanhola. Não existe nenhuma personagem interpretada por Penélope Cruz, nem prostitutas, nem homossexuais e travestis, como costuma ser usual em alguns filmes de Almodóvar e, também por esta razão este filme mereceu a minha atenção. Das actrizes favoritas de Almodóvar aparece Rossy de Palma, no papel de irmã da personagem interpretada por Marisa Paredes e Chus Lampreave, que interpreta a mãe das personagens de Rossy de Palma e da personagem principal do filme.
Confesso que, até agora, o filme que mais me fascinou foi o Volver (2006) e destaco que em La Flor de Mi Secreto há uma breve referencia à história que iria dar vida a Volver, anos mais tarde.
Relativamente a este filme espanhol de Almodóvar,  Marisa Paredes interpreta Leo (diminutivo de Leocádia) uma escritora que, escrevendo sob o pseudónimo de Amanda Gris, mantém um contrato com uma editora para escrever cinco romances cor-de-rosa por ano, porém este tipo de romances nada tinham a ver com a vida pessoal da escritora nem com as suas pretensões literárias.
Mas aquilo que mais achei interessante nesta filme foi a forma sensível como Almodóvar descreveu a vida pessoal de Leo evidenciando uma belíssima interpretação de Marisa Paredes, como já tinha referido.
Fora o sucesso dos romances de Amanda Gris, Leo vive num casamento que à muito tempo estava terminado mas que ela continuava a alimentar devido ao grande amor, um tanto ou quanto obsessivo, que nutria por Paco, seu marido. A sua vida gira em volta do retorno de Paco, que se encontra em Bruxelas devido à guerra (pois Paco era um soldado). Leo acaba por compensar a frustração do seu casamento na bebida e medicamentos contudo, quando descobre que Paco a traía com a sua melhor amiga e com a ajuda de um jornalista, que por ela estava apaixonado, a vida de Leo vai mudar completamente...
Em forma de conclusão, quero incentivar aqueles que possam estar a ler este post para, tal como eu, conhecer as obras de Almodóvar, caso ainda não conheçam. 
Em relação a esta película destaco a personagem de Leo, pois adorei-a.

2 comentários:

  1. Estou felicíssimo por este post. Eu sabia que se visses alguns filmes de Almodóvar que irias gostar. Tenho que admitir que já não me recordo bem de «La Flor de Mi Secreto». Com o que escreveste fizeste com que eu ficasse com vontade de rever os filmes dele.

    Aproveito aqui para te deixar uma sugestão: Esta semana na RTP2 todos os dias por volta das 23:30 vai dar cinema espanhol. Entre os filmes estão 3 de Almodôvar «se não estou em erro». Fica aqui a sugestão, abraços!

    ResponderEliminar
  2. "Eu sabia que se visses alguns filmes de Almodóvar que irias gostar", em relação a esta frase tenho a dizer que, se por um lado gosto da generalidade da obra de Almodóvar, por outro já encontrei uma série de "falhas", na minha perspectiva, que me deixaram um pouco desiludida com Pedro Almodóvar, contudo ele não deixa de ser bom naquilo que faz.
    Relativamente a este post, "La Flor de Mi Secreto" não é de todo o melhor filme de Almodóvar, nem aquele que mais me marcou porém, identifiquei-me imenso com a personagem principal, daí que tenha redigido este post sobre o mesmo.
    Por fim, vou tentar seguir a tua sugestão se bem que os filmes de Almodóvar que vão ser transmitidos eu já os vi.

    ResponderEliminar