domingo, 6 de setembro de 2009

Who is the MASTER and who is the SLAVE?

'Quem é que controla quem?' Esta é a pergunta pela qual começo a minha modesta reflexão sobre um assunto tão controverso como a eutanásia.
Penso que toda a gente sabe que a opinião pública é manipulada pela media, até aí acho que não existe nenhuma novidade; a comunicação social consegue fazer-nos odiar, amar, ter pena ... de uma personalidade ilustre da nossa actualidade, nós comuns dos mortais não temos o privilégio de conhecer os nossos políticos, escritores, cantores, actores e todas as outras pessoas que diariamente fazem manchete nos jornais, daí que tudo o que lemos e vemos sobre as pessoas que mais admiramos pelos seus feitos, na nossa cabeça é uma verdade absoluta. Muitos de nós nem sequer chegam a questionar a veracidade das palavras que a media usa para anunciar o que de mais importante se passa no mundo.



'Imparcialidade' devia ser a regra a cumprir pela comunicação social mas, cada vez mais, acho que 'imparcialidade' é a excepção à regra...



'Quem é que é o mestre?' Vivemos numa selva, nesta selva todos os animais desejam o trono do rei leão, todos, secretamente, querem abatê-lo para se tornarem no macho dominante. Media versus Politica...
Serão os governantes que detêm o poder sobre a comunicação social, ou é a comunicação social que tem poder sobre quem governa um país?

Darwin foi o primeiro a dizê-lo (só porque se antecipou a publicar o seu livro assim que soube que alguém ia fazer algo muito parecido) - apenas os mais aptos é que conseguem adaptarem-se às alterações e reproduzirem-se de forma diferencial, sobrevivendo e garantido a continuação da sua espécie...
Ou seja, aqueles cujo oportunismo, audácia e força possuem são os que detêm o poder...
Dizer que a media tem mais poder que a politica está certo mas, se disser que a politica exerce o seu poder sobre a media não está errado. Confusos?
Carreiras são arruinadas pela media assim como escândalos são omitidos à opinião pública para que eleições sejam ganhas...


Em suma, dada a controvérsia do tema que escolhi para reflexão e dado o meu limitado conhecimento, não tenho a capacidade de responder às questões que fiz. Contudo, pretendo deixar claro que nada é o que parece, toda a gente tem cara de santo mas no fundo não passa de uma máscara. Vivemos um ciclo vicioso: a media manipula a opinião publica, que por sua vez é manipulada por alguém cujo poder suprime o seu.
Somos mesquinhos e gananciosos: vivemos na selva, como tal temos de aprender e evoluir para conseguir sobreviver...

4 comentários:

  1. Poderia fazer um coment sobre a excelente reflexão do teu post e do quanto insignificante me senti quando o li, mas...O celeiro de Paula Rego desviou-me a atenção. Esse quadro observado até ao mais profundo pormenor conta uma história fantástica. Alem disso adoro a força que têm as figuras dos quadros de Paula Rego.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de fazer sentir os outros insignificantes, é a minha missão na Terra! ahah

    ResponderEliminar
  3. é escolher bem a informação, as nem sempre isso é possivel, por exemplo no ano passado deu-se a descoberta, através de um estudo, de um gás com 17000 vezes mais efeito de estufa do co2(sem bem me recordo!), o nf3 que é utilizado por exemplo no fabrico de paineis solares.

    mas continua-se a investir em energias renovaveis, como as solares, e a vir em pogrmas eleitorais...

    ResponderEliminar
  4. A media hoje tem (quase) toda a credibilidade, um dia não sei se ela não a vai perder...
    =|

    ResponderEliminar