quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um tesouro AMEAÇADO antes de ser conhecido

Uma rã brilhante e verde que 'voa', ou melhor, plana é apenas uma entre as mais de 350 novas espécies de animais e plantas descobertas, entre 1998 e 2008, na zona oriental dos Himalaias, entre Butão, o Nepal e o nordeste da Índia. Outra é um veado tão pequeno - os seus descobridores chamaram-lhe 'veado folha' - que foi inicialmente considerado uma cria e não um animal adulto. Testes genéticos confirmaram tratar-se de uma nova espécie.. Em 10 anos, o leste dos Himalaias deu ao mundo 244 plantas novas, 16 anfíbios, 16 répteis, 14 peixes, 2 aves, 2 mamíferos e pelo menos 60 invertebrados. Mas é também esta região que, segundo uma das maiores ONG de ambiente do Mundo, maior risco enfrenta devido à mudança climática.



"O leste dos Himalaias é uma região de extraordinária beleza e uma das mais ricas em termos de diversidade do planeta", alerta o conselheiro do WWF - sigla inglesa para Fundo para a Protecção da Vida Selvagem -, Mark Wright, lamentando:"ironicamente é também uma das regiões sob maior ameaça devido às alterações climáticas, evidenciadas pelo rápido recuo dos glaciares, e só o tempo nos dirá como é que as espécies de animais e plantas vão adaptar-se. Isto se conseguirem adaptar-se".


O tom dramático da declaração remete para a Cimeira que, em Dezembro, decorre em Copenhaga, de onde sairá o compromisso sucessor do Protocolo de Quioto sobre a redução de emissões de efeito de estufa e limitação da mudança de clima. O WWF pede aos países desenvolvidos nada mais nada menos do que um corte de 40% das emissões ate 2020 por comparação com 1990.

Sem comentários:

Enviar um comentário