quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A Formiga Guerreira

"As formigas, o grupo mais popular dentre os insectos, são interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade."

Apesar da sua diminuta aparência física, a Formiga é o animal mais forte, mais organizado e mais bem sucedido do reino animal...

Passo agora a fazer uma simbólica comparação entre a Formiga e um animal de grande porte - o Elefante.
A Formiga tem a capacidade de suportar pesos muito acima do seu frágil porte enquanto que um animal tão grande quanto um elefante apenas carrega pesos inferiores ao seu.
A Formiga é um insecto dos sete ofícios, tanto pode ser uma formiga soldado quanto pode ser uma formiga operária; a Formiga é uma engenheira nata (sem tirar um curso é provável que seja melhor engenheira do que alguém que tem nome de filósofo grego...) e  a sua capacidade de sobrevivência é louvável.
Por outro lado, o elefante que à vista de todos é um animal forte, cujos dentes são valiosos não passa de uma luxúria.
O elefante é um ser vistoso, incapaz de passar despercebido por onde quer que passe e é uma atracção nos Jardins  Zoológicos; a Formiga é mal amada, pode ser considerada como uma praga na sociedade humana e pior, por ser tão pequenina e tão insignificante pode ser esmagada por seres cuja fisionomia é superior à dela 

Os humanos podem ficar sensibilizados com o filme da Lassie, mas são incapazes de reconhecer que a Formiga é um animal essencial na biosfera, esquecem-se que a Formiga é útil para exterminar outros insectos daninhos e ajuda a aerificar os solos.
Não se coíbem de querer espezinhar cruelmente a Formiga e seria hipócrita se dissesse que nunca pisei uma formiga na vida, mas se umas vezes foi voluntariamente outras, foram involuntárias...

A Formiga não é de longe um animal perfeito, e com toda a certeza pode se tornar irritante quando se infiltra onde não deve mas também, lá porque é pequena não deve ser sinónimo de desrespeito por parte de animais cujo porte é superior ao seu!

Sem comentários:

Enviar um comentário